Nota de Esclarecimento

16 de março de 2026 14:44

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), em razão de campanha de desinformação difundida publicamente, vem prestar informações acerca da atuação do Delegado de Polícia Federal Thiago Marcantonio Ferreira.

Não obstante seja Delegado Federal de carreira, Thiago Marcantonio Ferreira foi formalmente cedido para o Supremo Tribunal Federal (STF), passando a atuar exclusivamente como assessor do ministro André Mendonça. Nessa condição, não exerce qualquer atribuição relacionada ao seu cargo efetivo, de Delegado Federal. Logo, não figura como presidente de inquéritos policiais, não possuindo atribuição para requerer a prisão de qualquer pessoa. A condução e presidência de investigações criminais são atribuições da Polícia Federal, exercidas pelos delegados, com atuação no órgão, responsáveis pelos respectivos inquéritos policiais.

A entidade ressalta que os cargos ocupados pelo delegado Thiago Marcantonio Ferreira estão lastreados em sua trajetória profissional de quase 20 anos de atuação na Polícia Federal, bem como em sua qualificação acadêmica com especialização, mestrado e doutorado.

Importa destacar que nesses quase 20 anos o delegado esteve cedido ao Ministério da Justiça e Segurança Pública por apenas um ano, e não possui qualquer vinculação ou atuação de natureza político-partidária. Portanto, verifica-se que a sua trajetória profissional sempre se desenvolveu no âmbito técnico e institucional. A cessão de delegados para órgãos de segurança pública e do sistema de justiça criminal se coaduna com as expertises desses profissionais e historicamente tem contribuído para a prestação de um serviço público eficiente à sociedade.

Ressalte-se, ainda, que o período em que assumiu a Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) é posterior à elaboração e à divulgação do relatório de inteligência que tratou do compartilhamento de informações relacionadas à vida pessoal e às preferências políticas de cidadãos e servidores.

A Associação reafirma seu compromisso com a defesa das prerrogativas da carreira de Delegado de Polícia Federal, bem como com a valorização da atuação técnica, legal e institucional dos profissionais que integram a corporação e repudia qualquer tentativa de desqualificação dos delegados baseada em fatos inverídicos e motivações político-ideológicas.

Brasília, 10 de março de 2026

Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF


Acesse a Nota Completa