ADPF Declara Luto Oficial de 3 dias

14 de maio de 2024 11:56

É com profundo pesar e saudade que a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) comunica o falecimento de um de seus fundadores e ícone associativo, o Dr. Bolivar Steinmetz. Presidente da entidade por cinco mandatos, ocupava há quase uma década o cargo de diretor de aposentados, além de coordenador do Coral da Associação.

Informamos também, que o Presidente da ADPF, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 58, inciso XXIII, declara Luto Oficial na sede da entidade e em todas as Diretorias Regionais da associação, pelo período de três dias, contado da data de 14 de maio de 2024, em sinal de pesar e em homenagem pelo falecimento do delegado de Polícia Federal aposentado Bolivar Steinmetz. Confira a Portaria Nº 007/2024-ADPF a seguir.

Nossos sentimentos estão com a Sra. Maria Teresa, esposa de Dr. Bolivar, e seus filhos: Geraldo, Vanessa e Wladistein, e aos 4 netos, a quem direcionamos o nosso carinho e apoio.

Natural de Osório/RS, Dr. Bolivar formou-se bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub) e ingressou na Polícia Federal em novembro de 1961. Em 1976, formou-se como delegado de Polícia Federal pela Academia Nacional de Polícia (ANP), vindo a exercer suas atividades na antiga Divisão de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras (DPMAF), onde se aposentou em 1984. Após isso, assumiu como diretor na Divisão de Estrangeiros do Ministério da Justiça por um ano e seis meses.

Na vida associativa, ingressou em 2 de dezembro de 1976, como um dos sócios-fundadores da Entidade. Como presidente da ADPF, atuou durante cinco mandatos: de março de 1985 a março de 1987; de abril de 1995 a abril de 2004; e de fevereiro de 2011 a abril de 2012, este último como vice-presidente, respondendo pela presidência.

O velório será realizado nesta quarta-feira (15), na sede da ADPF, entidade que se dedicou uma vida inteira.

Velório: Sede da ADPF, localizada na SHIS QI 07, conj. 06, casa 02, Lago Sul, Brasília/DF, de 13h às 15h30min. Logo após será realizada a cremação na presença dos familiares. Convidamos os amigos, colegas de profissão e de ADPF para realizar essa homenagem a ele e à família.

A ADPF expressa sua gratidão pela trajetória de doação e dedicação do nosso eterno presidente.

Brasília, 14 de maio de 2024
Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal

Confira a Portaria Nº 007/2024-ADPF: