Nota de Solidariedade às Vítimas das Enchentes no Estado do Rio Grande do Sul
É com profunda consternação que a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) se dirige às vítimas das terríveis enchentes que assolam o estado do Rio Grande do Sul. Neste momento de adversidade e dor, queremos expressar nossa solidariedade e nosso compromisso em apoiar as comunidades afetadas e as autoridades na busca por soluções e na reconstrução das áreas atingidas.
Justamente por isso, a ADPF apoia integralmente a campanha SOS Rio Grande do Sul, que visa arrecadar recursos e suprimentos essenciais para as vítimas das enchentes. Solicitamos que os associados e todos os cidadãos, empresas e organizações que puderem, contribuam para amenizar o sofrimento das pessoas afetadas por essa tragédia.
A Polícia Federal, ciente da gravidade da situação, também está mobilizando todos os seus recursos disponíveis para prestar assistência e socorro às vítimas. Até o momento, foram disponibilizados os seguintes recursos:
POLÍCIA FEDERAL (PF)
* 350 policiais federais
* 30 viaturas comuns
* 25 caminhonetes
* 15 botes de resgate
* 12 embarcações de resgate
* 10 jetskis mobilizados
* 6 viaturas-reboque
* 1 helicóptero
* 1 caminhão
* 1 carreta-tanque de abastecimento
Esses recursos estão sendo direcionados para áreas prioritárias de resgate, assistência humanitária, e apoio logístico, visando minimizar os impactos causados pelas enchentes e ajudar na recuperação das comunidades afetadas.
É fundamental que todos nos unamos em prol do bem-estar e da recuperação das comunidades atingidas. Juntos, superaremos essa adversidade e reconstruiremos o estado do Rio Grande do Sul com ainda mais força e resiliência.
Brasília, 9 de maio de 2024
Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
Confira a Nota Pública em anexo:
Aos interessados em ajudar, confira a seguir a chave pix e QR Code criado pelo Governo do Rio Grande do Sul, para realizar doações às vítimas das enchentes: