Nota Governadores e Delegados, da Coluna Esplanada de 10/01

12 de janeiro de 2015 17:04

A Polícia comemora em todo o Brasil a credibilidade conquistada junto ao poder Executivo. Oito governadores escolheram delegados federais para a Secretaria de Segurança Pública.

As Polícias Civis do Distrito Federal, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Tocantins serão comandadas por Delegados Gerais escolhidos em processos de lista com nomes sugeridos por delegados. Adriano Peralta Moraes (MT); Artur Nitz (SC); Eric Seba (DF); Fernando Veloso (RJ) e Roger Knewitz (TO) foram os escolhidos pelos respectivos governadores.

Delegados civis de Goiás, Pará, Espírito Santo e Piauí também elaboraram suas listas, mas não foram atendidos pelos governos eleitos.

“A ADPF parabeniza a escolha e espera que esse método torne-se prática por todo o país, inclusive na Polícia Federal”, diz o presidente da Associação Nacional de Delegados de PF.

Para o presidente da Associação, Marcos Leôncio Ribeiro, a escolha democrática dos nomes traz o mérito de permitir a decisão política dentro de um contexto com parâmetros técnicos.

“A escolha de um Diretor-Geral mediante lista, a priori diminui interferências indevidas, pois institucionaliza um método cuja legitimidade interna corporis já irá permitir ao dirigente escolhido maior segurança e estabilidade na sua gestão”.