Foto/Divulgação

Nova superintendente da PF em Minas foi empossada no Dia Internacional da Mulher

21 de março de 2023 14:23

Empossada no dia 8 de março, Tatiana Alves Torres é a nova superintendente regional da Polícia Federal em Minas Gerais. A delegada que em seu discurso falou a respeito da inclusão das mulheres na vida pública para uma democracia mais forte, é a segunda mulher a ser nomeada para o cargo em MG.

Para seu discurso de posse, Tatiana falou sobre os desafios que as mulheres ainda enfrentam atualmente, “Não é de hoje que a força e o potencial da mulher são subestimados. Em uma pesquisa feita pela ONU em 2020 em 75 países, quase metade das pessoas disse acreditar os homens são melhores líderes políticos que as mulheres, apesar de haver clara evidência de que a inclusão das mulheres na vida pública torna as democracias mais fortes, representativas e igualitárias”, argumenta.

A nova superintendente também destacou a dificuldade que é assumir uma posição de comando em um ambiente em que a maioria são homens, “O trabalho que temos é incessante e desafiador e, ao mesmo tempo, instigante. Anima-me a atual conjuntura. Devemos caminhar com as demais instituições que participam do sistema de segurança pública e justiça brasileiros. Para isso, é preciso que nos cuidemos e que estendamos as mãos uns aos outros, com pensamento alinhado ao mesmo objetivo”, explica.

Em seu discurso, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, também mencionou sua vontade em aumentar a representatividade feminina nos quadros da polícia, como uma forma de modernizar a PF.

Tatiana é formada em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entrou na PF em 2002 e foi lotada na Superintendência Regional da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, lá foi chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente; depois em Belo Horizonte/MG, no ano de 2004, comandou diferentes delegacias do estado, dentre elas Meio Ambiente, Crimes Eleitorais, Crimes Fazendários, Crimes contra o Sistema Financeiro e a Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros.