Isaac Amorim/MJSP

Novo diretor-geral da PF toma posse

10 de janeiro de 2023 16:55

O delegado Andrei Rodrigues, empossado como diretor-geral da Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (10/01) ressaltou o papel da PF como Instituição de Estado. A cerimônia aconteceu na nova sede da PF, em Brasília, e contou com a presença do presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro.

A leitura e assinatura do termo de posse foram feitas pelo chefe de coordenação-geral de recursos humanos da Polícia Federal, Antonio Gabriel Lima Pucci. Em seguida, o ex-diretor-geral da Polícia Federal, delegado Márcio Nunes, fez a entrega dos princípios fundamentais para o sucessor. O ato representa o compromisso do novo DG em respeitar, preservar, difundir e fazer cumprir os princípios fundamentais da Polícia Federal.

Na oportunidade foram também apresentados os novos diretores indicados da Polícia Federal, os quais aguardam a publicação da nomeação.

“Não permitiremos que projetos pessoais, interferências ou pressões de agentes públicos, grupos ou holofotes da mídia pautem qualquer ação instituicional. Absolutamente nenhum desvio de finalidade será tolerado”, disse Andrei Rodrigues.

Ele também pontuou que terá uma atuação sempre pautada pelo estrito cumprimento da lei e pelos princípios do Estado Democrático de Direito. Segundo o delegado, ponto importante a ser seguido na gestão da investigações policiais.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, presente na posse, informou que depositará lealdade plena ao diretor-geral da PF e estará sempre à disposição para suprir as necessidades da Polícia Federal.

Andrei Rodrigues é delegado federal desde 2002, mestre em Alta Gestão em Segurança Internacional pelo Centro Universitário da Guardia Civil da Espanha e Universidade Carlos III de Madrid. Foi chefe das Delegacias de Repressão a Entorpecentes em Manaus, de Repressão a Crimes Fazendários em Porto Alegre e do Aeroporto Internacional em Brasília. Também foi integrante da comissão que elaborou o Manual de Planejamento e Gestões de Operações da PF, assistente da Diretoria Executiva, Oficial de Ligação da PF em Madri (Espanha), coordenador-geral de Polícia Fazendária e chefe da Unidade de Gestão Estratégica da Diretoria de Tecnologia da Inovação da PF. Atuou como chefe da equipe de segurança do então candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva, na campanha de 2022, e da então candidata Dilma Rousseff, em 2010. Andrei também chefiou a Divisão de Relações Internacionais da instituição. Foi secretário extraordinário de Segurança de Grandes Eventos, cargo voltado à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016.

A mesa de honra do evento foi composta pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes; o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; o ministro chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias; o senador líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues; o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos; o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa; e o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Marques.

A ADPF deseja sucesso à toda nova diretoria da Polícia Federal, esperando que o maior patrimônio da PF, o seu servidor, tenha sempre a valorização devida.

À Diretoria que se despede, a ADPF agradece a parceria firmada e o trabalho realizado, sempre com muita transparência, desejando êxito nas novas missões.

Confira a cerimônia na íntegra através do link no Youtube.