Novo superintendente da PF em Minas Gerais é empossado
A Superintendência da Polícia Federal no estado de Minas Gerais está sob o comando do novo superintendente, delegado Richard Murad Macedo, que tomou posse no dia 8 de abril. O evento foi realizado no Centro de Convenções Minascentro, em Belo Horizonte. No mesmo dia, também foi celebrado os 80 anos da PF. O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, e a diretora regional da ADPF/MG, Fátima Zulmira Rodrigues, compareceram à solenidade.
O novo superintendente teve destaque à frente da Operação Tori, em Roraima, contra o garimpo ilegal nas terras indígenas Yanomami e em reservas ambientais, assim como na Acolhida, responsável por realocar migrantes e refugiados venezuelanos. No ano de 2014, ele atuou em Minas Gerais como supervisor do Grupo Especial de Investigações Sensíveis (Gise) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), comandando a Operação Athos, que trata da repressão ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de dinheiro em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
Segundo o delegado de Polícia Federal, entre os objetivos de sua gestão está o combate no desvio de recursos públicos, ao contrabando de descaminho e à criminalidade organizada de forma ampla, através de parcerias com as Delegacias, buscando a descapitalização das organizações criminosas.
Richard Murad é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e é delegado de Polícia Federal desde 2009.
Estiveram presentes na cerimônia o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues; a superintendente regional da PF em Minas Gerais, Tatiana Alves Torres; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Rogério Greco, entre outros.