Foto/ADPF

Novo superintendente da PF em Pernambuco quer fortalecer combate à corrupção no estado

16 de março de 2023 17:05

Ao tomar posse, na quarta-feira (15), como novo superintendente da Polícia Federal em Pernambuco (PE), o delegado Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti prometeu incrementar o combate aos crimes de corrupção, além de fortalecer a Delegacia de Combate aos Crimes Contra o Meio Ambiente e criar a Delegacia de Combate aos Crimes Cibernéticos. A posse foi realizada no auditório do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife. O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, esteve presente no evento, ao lado do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.

Segundo Pádua, a PF, ao longo da história, precisou ser modernizada e reinventada, de modo a ser capacitada para a prevenção e o enfrentamento aos crimes que mais causaram impactos na sociedade pernambucana. “A marca da Polícia Federal é o combate à corrupção, então nós vamos continuar realizando esse trabalho aqui no estado”, falou o delegado.

O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, elogiou o currículo do novo superintendente, segundo ele, “um dos melhores quadros” da Polícia Federal. “É um profissional experimentado, já passou em diversos setores dentro da instituição, aqui em Pernambuco e fora de Pernambuco também, e tem uma experiência importante para os nossos conceitos, a nossa visão de gestão, integração, e atuação com outras agências”, declarou.

Antônio de Pádua é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Integrou o Ministério Público de Pernambuco, como oficial de Promotoria, entre os anos de 2000 e 2003. Em 2003, assumiu o cargo de delegado da Polícia Federal. Desde o último mês de janeiro, ocupava a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social. Como delegado da PF foi chefe da Delegacia de Entorpecentes da Polícia Federal em Pernambuco (2004 e 2005); fez parte da Coordenadoria de Operações de Erradicação de Maconha no interior do Estado de Pernambuco entre (2004 e 2005); foi chefe do Setor de Inteligência da Policia Federal em Pernambuco (2006 a 2010); foi chefe da Delegacia de Imigração em Pernambuco (2010 a 2015); chefe da Delegacia de Polícia Marítima (2011); fez parte da Coordenadoria Regional Adjunta de Segurança para Copa das Confederações (2013); também fez parte da Coordenadoria Regional Adjunta de Segurança para Copa do Mundo (2014); fez parte da Coordenadoria da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos e Vias Navegáveis em Pernambuco (2011 a 2015); foi responsável pelo Grupo de Repressão a crimes cibernéticos (2015 e 2016); Coordenadoria Setorial para Olimpíadas Rio 2016; foi chefe regional da Interpol no estado de Pernambuco (2015 e 2016) e chefe da Delegacia de Armas e Produtos Químicos (2016 e 2017).