Foto/ADPF

Novo superintendente da PF em Roraima toma posse

22 de maio de 2023 09:59

Tomou posse na última quarta-feira (17/05), o novo superintendente da Polícia Federal em Roraima, delegado Ronaldo Guilherme Campos, que em seu discurso, falou sobre a erradicação do garimpo da Terra Indígena Yanomami e o combate ao crime organizado nas zonas fronteiriças.

Estiveram presentes na cerimônia, o diretor da ADPF-RR, Adolpho de Albuquerque; o tesoureiro da ADPF-RR, Helton Sacramento; o diretor-executivo da Polícia Federal, Gustavo Paulo Leite, representando o diretor-geral da PF e o delegado Carlos Henrique Macedo, diretor regional executivo em Roraima.

Em seu discurso de posse, o novo superintendente falou a respeito da prática de garimpo, segundo ele, “Vêm daí as mais acentuadas demandas da Polícia Federal para essa superintendência regional, e não haverá limites para o emprego de todos os recursos necessários para garantir a ordem pública, o respeito aos direitos humanos por parte dessa polícia da União. A meta é entregar a Terra Indígena Yanomami livre do garimpo, com zero alerta de atividade, e isso se dará a partir de agora com a entrada das forças do Estado, inicialmente pelo domínio da região do Homoxi, o espaço aéreo e assim sucessivamente”, declara.

Ronaldo é delegado federal há 20 anos, formado em direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Foi chefe da Delegacia da Polícia Federal em Guajará-Mirim/RO (2003); chefe da Delegacia da Polícia Federal em Cruzeiro/SP (2006); chefe da Delegacia de Migração na Sup. Regional da PF em Santa Catarina (2008); delegado regional executivo da Superintendência Regional da PF em Tocantins (2009); superintendente regional substituto da PF em Tocantins (2009/2011); chefe da Divisão de Assuntos Sociais e Políticos (2013); chefe da Divisão de Direitos Humanos (2014); coordenador substituto da Coord. Geral de Defesa, em Brasília/DF (2013/2015); chefe da Delegacia de Polícia Federal em Juiz de Fora (2015/2020). Ele também foi professor da Academia Nacional de Polícia (ANP) em Direitos Humanos e Ordem Social e Política em 2013 e 2020, além de palestrante pela UNODC/ONU, em Cabo Verde, no Curso de Formação de Formadores em Direitos Humanos direcionado a policiais daquele país, em 2015.