Foto: Celso Rabelo/ADPF

Novo superintendente da PF no DF destaca o combate aos incêndios, às fake News e aos crimes cibernéticos em sua gestão

4 de outubro de 2024 17:43

O delegado da Polícia Federal, José Roberto Peres, tomou posse como novo superintendente da PF no Distrito Federal na manhã desta sexta-feira (4). A cerimônia foi realizada no auditório do Instituto Nacional de Criminalística da corporação, em Brasília. O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Luciano Leiro, compareceu à solenidade.

José Roberto Peres está na policial federal há 22 anos. Iniciou sua carreira como agente na Superintendência da PF em Rondônia, em 2002, e trabalhou na sede da PF em Brasília/DF. É delegado da Polícia Federal há 15 anos, tendo assumido a Delegacia da PF em Vilhena/RO, em 2009. No ano de 2014, assumiu a chefia da Delegacia da PF em Chapecó/SC. Em 2016, tornou-se chefe da Delegacia da PF em Joinville/SC e, em 2020, foi transferido para Florianópolis/SC, onde chefiou a Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (Delefaz). Em 2021, foi removido para Brasília, onde assumiu a chefia da Divisão de Repressão a Crimes Eleitorais (DRCE). Em 2023, foi empossado ao cargo de superintendente da PF no estado do Pará. Posteriormente, em 2024, ocupou a função de delegado regional executivo (DREX/SR/PF/PA) em Belém/PA.

Em sua fala de posse, Peres citou como prioridade o combate aos crimes cibernéticos, com destaque para o abuso sexual de crianças e adolescentes. Ele também evidenciou a importância do reforço contínuo na capacitação dos policiais federais e no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para o monitoramento e prevenção dessas atividades criminosas.

Superintendente da PF no DF, José Roberto Peres. Foto: Celso Rabelo/ADPF

O superintendente também enfatizou a necessidade do combate aos crimes ambientais, com foco nas queimadas e incêndios que têm se tornado um problema frequente no Distrito Federal e em seu entorno. “A proteção ao meio ambiente é uma responsabilidade de todos. Nossa atuação será firme na repressão das práticas ilegais que degradam o patrimônio natural da humanidade.” Atualmente, a Polícia Federal tem mais de 100 inquéritos abertos relacionados aos incêndios florestais no Brasil.

José Roberto Peres destacou o papel da PF durante as eleições, afirmando que o compromisso da instituição é garantir a integridade do processo democrático. Ele também se comprometeu a cuidar do bem-estar físico e mental de todos os servidores da Polícia Federal.

Durante a cerimônia, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, evidenciou o crescimento das operações realizadas pela PF na capital federal, com um aumento de 623% nas operações especiais e uma produtividade que saltou da 27ª para a 1ª posição no país.

Diretor-geral da PF, Andrei Passos Rodrigues. Foto: Celso Rabelo/ADPF

Ele também afirmou que a corporação está fortalecendo o combate às fake news e a outros crimes, com mais de 30 operações deflagradas na última semana.

Outro destaque na fala de Rodrigues foram os esforços para o restabelecimento do pagamento de indenização de sobreaviso, fator que tem prejudicado a prestação de serviços da PF. Por fim, Andrei ressaltou o trabalho de uma polícia de Estado, “Trabalhamos para que a instituição resista ao tempo e às interferências, para que seja um porto seguro para o Estado Democrático de Direito”, concluiu.

Encerrando a solenidade, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, citou a responsabilidade de todos perante as leis e afirmou que o novo superintendente está preparado para o compromisso que o cargo requer.

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Foto: Celso Rabelo/ADPF