Novo superintendente da PF no Distrito Federal toma posse, em Brasília

1 de março de 2023 16:05

Tomou posse, na segunda-feira (27), o novo superintendente regional da Polícia Federal no Distrito Federal, delegado Cezar Luiz Busto de Souza. A cerimônia acorreu no auditório do Instituto Nacional de Criminalística. Dentre as autoridades presentes estavam, o diretor-geral da PF, delegado Andrei Rodrigues, e o vice-presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), delegado Allan Dias.

No discurso de posse, Souza falou sobre a necessidade de integração entre as diferentes forças policiais e afirmou que essa será uma diretriz. De acordo com ele, o trabalho conjunto é necessário para que possa ser entregue à sociedade o que se espera das forças policiais.

De acordo com ele, um desafio importante será o combate ao desvio de recursos públicos e à corrupção. “A proximidade da gestão de recursos públicos de tamanha monta impulsiona a Polícia Federal no DF a ser mais contundendente e atenta. São delitos que afetam a sociedade e o próprio estado.”

O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, em sua fala relembrou os atentados ocorridos no dia 8 de janeiro, na Esplanada dos Ministérios e mencionou que a Polícia Federal não olha ideologia política ou qualquer outro elemento de caráter pessoal, “mas busca a responsabilização daqueles que concorreram para o fato, bem como apontando a inocência de quem não vai com relação ao evento delituoso”. Diante disso, ele afirmou que a Superintendência Regional do Distrito Federal foi crucial ao andamento da maior operação de polícia judiciária da história da Polícia Federal. Segundo ele, foram 2 mil presos em flagrante, em uma operação de altíssima sensibilidade.

O novo superintendente é formado em direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e possui diploma pelo FBI (Federal Bureau of Investigation, dos EUA) por participar do programa “Law Enforcement Executive Development Seminar”.

Souza Iniciou a carreira na Polícia Federal há 24 anos, como delegado de Polícia Federal em Foz do Iguaçu, e exerceu os cargos de delegado regional de Combate ao Crime Organizado e delegado regional executivo da SR/RO; delegado regional de Combate ao Crime Organizado da SR/SC; superintendente regional da Polícia Federal em Rondônia; coordenador-geral de Polícia de Repressão a Drogas, em Brasília/DF; adido da Polícia Federal nos Estados Unidos, junto à embaixada do Brasil em Washington; e diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal.

À Diretoria que se despede, com o delegado Victor Cesar Carvalho dos Santos, a ADPF agradece a parceria firmada e o trabalho realizado, sempre com muita transparência, desejando êxito nas novas missões.

A associação deseja sucesso ao novo superintendente regional da Polícia Federal no DF, com os trabalhos e o compromisso com a defesa da segurança pública do Brasil.