Obras na pista de Guarulhos começam semana que vem, diz Infraero

17 de agosto de 2007 16:30

As obras na pista principal do aeroporto de Guarulhos (São Paulo), que teriam início em setembro, foram antecipadas para a próxima semana e deverão demorar de 50 a 70 dias, informou, nesta sexta-feira (17), o presidente da Infraero, Sérgio Gaundenzi.

A antecipação aconteceu, segundo ele, porque no final de cada ano há um aumento no número de vôos por conta dos feriados de Natal e Ano Novo. “Se não fizéssemos agora, teríamos que fazer em uma época muito pior. Em função do movimento do final de ano, e porque depois pegaríamos uma época de chuvas. A idéia é fazer imediatamente”, afirmou Gaundenzi a jornalistas.

Ele explicou ainda que, ao contrário do anunciado anteriormente, as obras começarão pelo meio da pista, e não pelas cabeceiras. Deste modo, a pista terá de ser interditada. “Vamos precisar fazer uma paralisação na pista. Vai ser feita imediatamente. Já pedimos à Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] que faça a expedição do documento necessário para começar a obra”, disse Gaundenzi.

Grooving em Congonhas
O presidente da Infraero anunciou ainda que o “grooving” (colocação de ranhuras na pista para ajudar no processo de frenagem das aeronaves) na pista principal de Congonhas, palco do acidente com o vôo 3054 da TAM, que vitimou 199 pessoas em 17 de julho passado, devem estar prontas em 6 de setembro próximo. “Aumentamos em três horas os trabalhos diários para entregar em setembro”, disse Gaundenzi. O objetivo é entregar a pista antes do feriado.

Recursos do PAC
Em reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ocorrida nesta quinta-feira (16), Gaundenzi informou que foram solicitados “acréscimos” de recursos dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que é o plano de investimentos em infra-estrutura do governo federal.

“O que a ministra [Dilma Rousseff] diz é que, sendo um projeto prioritário, que preencha as condições para entrar no PAC, que entrará no PAC”, disse ele. Acrescentou, porém, que as obras demoram algum tempo antes de terem início. “Vamos ter que fazer um estudo preliminar. Vamos ter que fazer isso com cronogramas. De maneira geral, demora alguns meses na montagem e no projeto inicial”, esclareceu.

Para este ano, estão previstos, até o momento, R$ 878 milhões no PAC para a recuperação de aeroportos. Deste total, R$ 305 milhões são recursos da Infraero e outros R$ 573 milhões do orçamento federal. Para o período de 2007 a 2010, a previsão é de que o valor chegue aos R$ 3 bilhões.

Obras necessárias
Entre as obras consideradas necessárias por Gaundenzi estão a recuperação de alguns aeroportos da Força Aérea Brasileira (FAB) para uso em “caso de necessidade”. “Nós temos, segundo o combinado, a possibilidade de recuperar alguns aeroportos da Força Aérea como adicional de segurança. Poderão ser utilizados em caso de emergência”, explicou.

Também foi requerido à ministra-chefe da Casa Civil a realocação do aeroporto de Ilhéus (BA), que, segundo ele, é considerado um dos três mais perigosos do país. “E é uma área com enorme potencial turístico. Pode ser em Ilhéus ou em algum município vizinho se tiver algum sítio melhor. Em Ilhéus [atualmente], é quase um porta-aviões. Fica entre o rio e o mar. E não há como fazer a expansão”, concluiu.