Oficina Temática de Segurança é lançada em Foz do Iguaçu

11 de outubro de 2013 08:32

A Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos no Paraná (Coesge) realizou nesta quinta-feira (03) uma reunião preparatória de trabalho, no auditório da 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu, para a instalação da Oficina Temática de Segurança do Interior. Participaram da reunião o secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha, e o Brigadeiro de Infantaria Amílcar Andrade Bastos.

O delegado da Polícia Federal Fluvio Cardinelle Garcia, presidente da Coesge, disse que o Brasil será uma grande vitrine internacional e que Foz do Iguaçu, base da tríplice-fronteira, estará recebendo milhares de turistas durante a Copa do Mundo. “Essa condição nos faz intensificar nosso trabalho de prevenção na região, incluindo o controle aduaneiro, setor migratório, tráfego aéreo, varreduras em aeroportos, hotéis e Centros de Treinamento, além da segurança dos turistas”, disse Garcia.

O brigadeiro Amílcar Bastos lembrou que “trata-se de uma ação de Defesa Nacional, de um trabalho em conjunto com as Forças de Segurança, já que a Copa do Mundo é um evento diferenciado, que gera a vinda de muitos estrangeiros ao nosso país”.

O secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha, disse que o Governo do Paraná está focado em todos os municípios e empenhado para fazer deste megaevento um grande momento para o Paraná e para que deixe um legado para a sociedade paranaense. “Hoje, em Foz do Iguaçu, estamos preparando uma ação conjunta com as Forças de Segurança, através da Coesge, para garantir uma Copa segura”, disse o secretário.

Celso Cunha falou ainda sobre os investimentos do governo paranaense na região e aproveitou para visitar os dois CTs indicados pela FIFA em Foz – o estádio do Flamengo Esporte Clube e o CT do Iguassu Resort, além do hotel Bourbon Cataratas, também integrante do Catálogo de CTs que será divulgado oficialmente em novembro.

Em 2012, cerca de 2,5 milhões de turistas visitaram Foz do Iguaçu, segundo maior destino de turistas estrangeiros. Em 2014, será comemorado o Centenário do município, o que deve aumentar o fluxo de turistas.

Participaram da reunião os delegados da Polícia Civil Alexandre Macorin, Luiz Rogério, Marcos de Abreu e Paulo Sérgio; os delegados da Polícia Federal Ricardo Cubas César e Roberto Milaneze; os coronéis da Aeronáutica (FAB) Carlos Eduardo Gama, Marcelo Binotti, Paulo César Teixeira e Wilton da Cruz Barros; os oficiais da Polícia Militar do Paraná Diogo Fernando Sampaio, Murilo Mendonça Mendes, Edson Dal Pozzo e Marcos Aparecido de Souza.

Também estavam presentes os representantes da Receita Federal Marcio Luiz Zamian e Rafael Rodrigues Dolzan; os representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Cláudio Cunha e Luciano Silva; os oficiais da Polícia Rodoviária Federal Luiz Antonio Gênova e Marcus César Bonache; a superintendente da Infraero/Foz, Socorro Pinheiro; o comandante local do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Marcos Antonio Jahnke; o secretário municipal de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, Cleumar Paulo Farias; o inspetor da Guarda Municipal do município, Eversson Cadaval Madruga; e o professor Luiz Sérgio Peres, da Unioeste, representando a Câmara Temática do Interior da Secopa Estadual.