Operação contra tráfico de drogas prende 42 pessoas em MT
A Operação Gênesis, iniciada na última terça-feira em Mato Grosso, com o objetivo de combater o narcotráfico nos 983 km de fronteira com a Bolívia, foi encerrada hoje com um saldo de 42 pessoas presas em flagrante. Durante uma semana, 389 profissionais das forças estaduais e federais ligadas à Segurança Pública apreenderam 35 kg de pasta base de cocaína, 183 armas e 1,8 mil CDs e DVDs piratas, além de cinco veículos roubados.
O secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Diógenes Curado, comemorou o resultado de apreensão de entorpecentes, já que, segundo ele, é comum que os traficantes se escondam durante operações de grande porte, já que a informação de que existem policiais na região é passada rapidamente para os criminosos. "Achei estranho ter tido essa quantidade de droga apreendida, porque normalmente os traficantes terminam se escondendo quando sabem que tem policiais na região", disse Curado.
O diretor da Força Nacional, coronel Luiz Antônio Ferreira, afirmou que a Operação Gênesis teve o objetivo de traçar um diagnóstico da região de fronteira entre Mato Grosso com a Bolívia, e que ações semelhantes estão ocorrendo em outros Estados. "Os trabalhos de segurança na fronteira irão avançar, nos quais pretendemos integrar as ações contra o narcotraficante", disse Ferreira. Ele destacou que o trabalho será conduzido até o dia 5 de janeiro.
O delegado da Polícia Federal Eder Rosa Moraes afirmou que o Estado de Mato Grosso é responsável por 25% de toda a cocaína apreendida no Brasil. De acordo com o delegado, do inicio do ano até hoje, a PF apreendeu 2 mil t de entorpecentes.
O tenente-coronel da PM e coordenador do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), Antônio Mário da Silva Ibanez Filho, afirmou que os objetivos foram alcançados em alguns aspectos, como a sensação de segurança que a população sentiu na região durante a operação, além das ações civis e sociais, não só de polícia. "A fronteira é vulnerável e possuímos pouco efetivo das instituições públicas para guarnecer a região", diz.
O tenente-coronel disse ainda que o governo do Estado autorizou o aumento do efetivo de 100 para 200 homens, a aquisição de um helicóptero. Segundo ele, o Gefron irá receber do governo federal R$ 7 milhões para aquisição de equipamentos.
Fonte: Terra Notícias