Operação da PF atua no combate ao ouro clandestino no Pará

27 de setembro de 2018 18:19

A Polícia Federal cumpriu oito mandados de busca e apreensão, em Itaituba (PA) e dois em São Paulo (SP), para combater a “lavagem” de ouro clandestino, no estado paraense. A Operação Levigação, comandada pelo delegado federal Gecilvado Vasconcelos, também contou com a colaboração de policiais de Santarém, Itaituba, Belém e São Paulo.

Os suspeitos estão sendo investigados pela prática dos crimes de usurpação de bens da União (com pena de até cinco anos), funcionamento ilegal de instituição financeira (até quatro anos de reclusão) e lavagem de ativos (dez anos de detenção).

Além das buscas, a Justiça Federal ainda determinou o bloqueio total de bens dos  investigados, que chegou ao valor total de R$ 187 milhões.

Prejuízo ambiental 

As investigações apontaram indícios de que grande parte desse ouro seja proveniente da Bacia do Rio Tapajós, e essa prática pode ter provocado grande impacto ambiental à região. Conforme laudo pericial finalizado recentemente pela Polícia Federal, o Rio Tapajós tem recebido, anualmente, o despejo do quantitativo total de sete milhões de toneladas de lama procedente dessa atividade ilegal.