Operação da PF combate exploração ilícita de madeira da Amazônia
A Polícia Federal realiza, nesta quinta-feira (18/01), mais uma etapa da operação nos portos de Manaus (AM) para barrar o transporte clandestino de madeira extraída ilegalmente da floresta amazônica e destinada a grandes comerciantes madereiros no Brasil, na Europa e Estados Unidos. A Operação Arquimedes é coordenada pelo Delegado Federal Dr. Felipe Lavareda.
Segundo a PF, o material apreendido até o momento, se colocado de forma linear, cobriria um percurso de 1.500km, o que equivaleria à distância entre Brasília e Belém, aproximadamente.
As investigações agora visam identificar as pessoas físicas e jurídicas envolvidas na extração ilegal, no transporte e na comercialização do que está sendo considerado pelas autoridades como uma das maiores apreensões mundiais de madeira beneficiada realizada em portos.
Ainda segundo a PF, os envolvidos responderão pelos crimes contra a flora previstos na lei de crimes ambientais e receptação, previsto no Código Penal podendo, inclusive, haver responsabilização penal da pessoa jurídica conforme disposto na legislação ambiental.
Para ler a matéria na íntegra clique AQUI