Operação da Polícia Federal tem Eike Batista como um dos alvos
A Polícia Federal realiza, na manhã desta quinta-feira (26/01), a Operação Eficiência, desdobramento da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, para cumprir nove mandados de prisão preventiva e quatro conduções coercitivas.
Coordenada pelo Delegado Federal Antônio Carlos Beaubrun, a Operação tem como alvo o empresário Eike Batista, dono do grupo EBX. A Operação já repatriou 100 milhões de dólares aos cofres brasileiros.
De acordo com informações do Portal G1 (26/01), o empresário está fora do país e é considerado foragido. De acordo com Fernando Martins, advogado de Eike, ele vai se entregar à polícia. O empresário é acusado de pagar propina para conseguir facilidades em contratos com o governo, quando governador era Sérgio Cabral.
Também são investigados os crimes de corrupção ativa e corrupção passiva, além de organização criminosa. Cerca de 80 agentes da Polícia Federal participam da ação.
Outros alvos da operação são o ex-governador Sérgio Cabral, que já está preso no complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, e Wilson Carlos e Carlos Miranda, que também estão presos. Esse é o terceiro mandado de prisão preventiva expedido contra Cabral, Wilson Carlos e Carlos Miranda. Todos os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
Leia a matéria na íntegra: