Operação Fariseu

13 de março de 2008 11:35

O grupo estaria envolvido na concessão fraudulenta de Certificados de Entidade de Assistência Social (CEAS), que confere às entidades consideradas filantrópicas isenção de impostos, contribuições sociais e outros tributos. Pelo menos seis pessoas foram presas.

Segundo a assessoria de imprensa da PF, as investigações começaram em 2004, depois de uma denúncia feita por representantes de uma entidade. A polícia iniciou um levantamento e afirma que parte dos conselheiros do CNAS estaria envolvida na fraude. Além deles, dois advogados que atuariam como intermediários estariam envolvidos no caso.

Esquema
De acordo com as investigações, as entidades contratavam os advogados investigados e um ex-conselheiro do CNAS para conseguir a concessão e renovação do referido certificado. Os advogados são suspeitos de pagar os conselheiros envolvidos.

A quadrilha também estaria atuando na pauta de votação do CNAS, retirando e incluindo processos nas pautas segundo seu interesse.

Foram expedidos seis mandados de prisão e 27 de busca e apreensão para cumprimento no Distrito Federal, Paraíba, Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.