Operação Homem ao Mar
No último dia 10, a Polícia Federal deflagrou a OPERAÇÃO HOMEM AO MAR nos municípios de Penha e Balneário Piçarras, com o cumprimento de 06 mandados de busca e apreensão. As investigações foram desenvolvidas pela Delegacia de Polícia Federal em Itajaí/SC, e a operação teve por objetivo a desarticulação de uma quadrilha especializada na falsificação de Cadernetas de Inscrição e Registro de trabalhadores marítimos, bem como na produção de certificados falsos de conclusão de cursos dessa especialidade.
Nos últimos dois anos, diversos Inquéritos Policiais Federais foram instaurados em Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo após a apreensão, pelas Delegacias da Capitania dos Portos desses Estados, desses documentos falsos. Muitos dos supostos trabalhadores marítimos apontavam os falsificadores como indivíduos residentes no litoral catarinense, o que deu início à investigação. A Capitania dos Portos de Itajaí colaborou realizando levantamentos preliminares, a fim de subsidiar o trabalho da Polícia Federal.
Foram realizadas buscas em 4 imóveis em Penha (Armação) e dois em Balneário Piçarras. Foram apreendidos certificados de conclusão de cursos falsos, carimbos, além de etiquetas falsificadas em nome de supostos aquaviários. Também foram apreendidos computadores e telefones celulares dos envolvidos.
O nome da operação faz alusão ao fato de que as pessoas que compram essas cadernetas, ou mesmo os certificados de conclusão de cursos, não detêm o conhecimento necessário para tripular embarcações ou para realizar as tarefas às quais se candidatam, e, movidos pelos bons salários, arriscam-se em barcos de pesca, rebocadores e afins, cujas empresas armadoras são também ludibriadas pela prática criminosa.
Os investigados poderão ser indiciados por falsificação de documento público e formação de quadrilha.