Operação Kabuf

21 de fevereiro de 2008 10:39

Oito suspeitos de fraudar a previdência foram presos, nesta quinta-feira (21), no interior do estado, durante uma operação da Delegacia de Previdência da Polícia Federal no Rio que acontece desde a madrugada. As informações sobre a Operação Kabuf foram confirmadas pela assessoria da PF. A ação conta com a participação de 50 policiais federais da Força Tarefa Previdenciária.

Segundo a polícia, uma quadrilha de advogados e agenciadores tentava conseguir judicialmente benefícios por um período supostamente trabalhado em atividade rural. O grupo agia nos municípios de Cordeiro, Miracema, Santo Antonio de Pádua, Niterói e Itaocara.

A polícia conta que as pessoas eram atraídas por cartazes e por uma rádio que anunciava tratar-se de uma Ação Social do Governo Federal. Depois elas eram instruídas a prestar declarações falsas em juízo para conseguir judicialmente o benefício.

Além dos mandados de prisão temporária, foram expedidos e cumpridos também nove mandados de busca e apreensão. Outros 13 mandados de condução coercitiva ainda estão sendo cumpridos. Todos os mandados foram expedidos pelo juiz Elmo Gomes de Souza, da Vara Federal de Nova Friburgo.