Operação Nautilus

16 de abril de 2008 12:30

A operação ocorre em Pernambuco, Bahia, Paraíba, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Devem ser cumpridos 14 mandos de prisão temporária, 64 de busca e apreensão.

De acordo com a assessoria de imprensa da PF, foram efetuadas também buscas na Alemanha, Holanda e Dinamarca, e instauradas ações investigativas no Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, França e Argentina.

Investigações
Ainda segundo a polícia, no decorrer das investigações de duas empresas e uma exportadora, em 2007, foram descobertas 16 toneladas de corais para consumo interno e 20 toneladas que seriam exportadas. No ano seguinte, foram detectadas extrações ilegais de 90 toneladas de corais do Litoral Norte de Pernambuco, Bahia e Espírito Santo, que seriam vendidas no mercado internacional. Os policiais dizem que, no mercado interno, os corais eram extraídos e enviados para 23 empresas localizadas em oito estados brasileiros.

Os principais destinos desses produtos no exterior seriam Argentina, Canadá, Reino Unido, França, Holanda, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Itália, Grécia e Áustria.

Os presos devem responder pelos crimes ambientais de exploração de campos naturais de invertebrados aquáticos sem licença, transporte e comércio de espécimes de coleta, apanha ou pesca proibida e extração ilegal de recursos minerais, além de formação de quadrilha, contrabando, falsidade ideológica, receptação qualificada e usurpação de patrimônio da União