Operação Néctar desarticula esquema de tráfico de drogas
Organizações e associações criminosas responsáveis pelo tráfico de drogas em Roraima foram alvo da Operação Néctar, deflagrada hoje (18), pela Polícia Federal, nos municípios de Boa Vista e Pacaraima.
No âmbito da Operação estão sendo cumpridos 25 mandados de prisão preventiva, 16 de busca e apreensão e seis de sequestro de bens. Todos expedidos pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas da Justiça Estadual em Roraima.
As investigações, coordenadas pelo delegado federal Alan Gonçalves, descobriram que os criminosos adquiriam, em Pacaraima, a versão bruta da cocaína – conhecida como “pasta base” – e a revendiam para traficantes no estado do Amazonas e no interior de Roraima. A droga era armazenada em garrafas plásticas para o transporte, e os investigados se referiam a ela como "suco".
Os grupos criminosos identificados no Inquérito Policial praticavam, além do tráfico de drogas, crimes como a lavagem de dinheiro e o tráfico de armas. Dezessete pessoas foram presas ao longo de um ano e meio de investigações.
Do total de pessoas para as quais foram expedidos os mandados de prisão, mais de 20 possuem registros criminais no Brasil. Um dos líderes responde, na Venezuela, por sequestro e extorsão, lesão corporal grave e possui ao menos uma prisão por roubo.
*Com informações da Polícia Federal