Operação Ouvidos Moucos investiga desvio de recursos na Universidade Federal de Santa Catarina
A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (14/09), uma operação para desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar recursos de cursos de educação a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenada pela Delegada Federal Dra. Erika Marena, Operação Ouvidos Moucos afastou sete pessoas das funções públicas que exercem.
Os indícios apontam que professores, funcionários das instituições e fundações parceiras, bem como empresários ligados às fraudes tenham atuado em conjunto para desviar valores repassados pela Capes à UFSC. Os repasses totalizaram cerca de R$ 80 milhões.
A PF também realiza buscas e apreensões, prisões temporárias e conduções coercitivas em Florianópolis (SC), Itapema (SC) e Brasília (DF). Um dos alvos da ação é um depósito de documentos ainda não analisados pelos órgãos de fiscalização localizado na região norte da ilha, distante do campus da UFSC.
As investigações partiram da suspeita de desvio no uso de recursos públicos em cursos de educação a distância oferecidos pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFSC.
Assista a coletiva de imprensa da operação.