Operação Pátio combate fraudes em madeireiras de SP
A Polícia Federal de São Paulo deflagrou ontem (24) a Operação Pátio, para desarticular um esquema de fraudes na homologação de depósitos de madeireiras do estado.
As investigações, coordenadas pelo delegado federal Olavo Foloni Farinelli, tiveram início em maio de 2016, após o Ibama encaminhar à PF informações sobre a suspeita de um esquema criminoso envolvendo um servidor do Instituto.
O inquérito policial apontou que o servidor, em conluio com consultores e intermediários que atuam junto a empresas do ramo madeireiro, recebia vantagens indevidas para burlar as regras do Ibama, legalizando áreas que não podem servir de depósitos para as madeiras.
Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas de informação oficiais, corrupção passiva, corrupção ativa e violação de sigilo de dados, todos previstos no Código Penal, com punição de 1 a 12 anos de prisão, sem prejuízo dos decorrentes crimes ambientais (Lei 9.605/98).