Operação Zelotes tem mais sete investigados indiciados
A Polícia Federal indiciou sete pessoas no âmbito da Operação Zelotes, coordenada pelo Núcleo de Inteligência da Superintendência de Brasília, entre elas ex-membros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e indivíduos relacionados ao Grupo Cimento Penha, como noticiou a Agência Brasil (31/01). O inquérito foi aberto em maio de 2015 e concluído em 12 de janeiro deste ano.
O indiciamento tem relação com supostas irregularidades envolvendo o Grupo Cimento Penha na composição do conselho. O Carf, órgão colegiado do Ministério da Fazenda, é a última instância administrativa dos processos fiscais. É a ele que os contribuintes recorrem para contestar multas.
A Operação Zelotes, da Polícia Federal, investigou um suposto esquema de venda de sentenças do conselho para beneficiar empresas que foram multadas pela Receita Federal, além da negociação de medidas provisórias a favor de empresas do setor automobilístico.
O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que chegou a ser conduzido coercitivamente pela PF em maio do ano passado, não foi indiciado. A relação de Mantega com os dirigentes da empresa Cimento Penha foi alvo de investigação da Zelotes. O nome de Mantega é mencionado diversas vezes no relatório apresentado pela delegada Rafaella Vieira Lins Parca, em conversas entre os indiciados, supostamente próximos ao ex-ministro.
Leia a matéria na íntegra: AQUI