Passaporte com chip será testado ainda este ano
Um passaporte com chip, que vai agilizar o processo de liberação dos passageiros, deve começar a ser testado até o fim do ano no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. Os chips serão instalados na contracapa dos novos documentos, que serão produzidos pela Casa da Moeda, e vão armazenar informações biométricas do portador.
O novo sistema deve acelerar os processos de liberação dos passageiros, pois dispensará o uso de mão de obra para a conferência.
Os dados serão lidos por equipamento eletrônico. Se não houver irregularidade no documento, os portões para o embarque serão liberados ao passageiro, em média, de oito segundos. Os guichês eletrônicos para a leitura do chip e análise biométrica, serão importados.
O mesmo sistema digital já opera em aeroportos da Europa, como Portugal. Quando estiver implementado, brasileiros em viagem aquele país podem ser beneficiados pela nova tecnologia, reduzindo o tempo de espera na imigração. A expectativa da PF é que os novos passaportes sejam produzidos em todo o país, após a fase de testes.
Fonte: O Globo