Passaportes: sede da Polícia Federal de Niterói já está sobrecarregada

14 de março de 2011 14:55

Emissão do documento aumentou mais de 30% nos últimos meses, mas número de funcionários do setor continua o mesmo. Tempo de espera por atendimento pode chegar a dois meses

O aumento da procura por passaportes está sobrecarregando a estrutura da unidade da Polícia Federal em Niterói. De 1º de janeiro a 10 de março deste ano, foram emitidos 5726 documentos, contra 4331 entregues no mesmo período do ano passado, o que representa aumento superior a 32%. O número de funcionários do setor, no entanto, não aumentou. Seis funcionários continuam tendo que dar conta dessa demanda. O tempo de espera por atendimento pode chegar a dois meses.

O baixo preço do dólar e a facilidade de parcelamento de viagens seriam os principais responsáveis pelo aumento da busca por passaportes. A situação pode ser agravada nos próximos meses, quando a demanda deverá crescer em virtude dos preços ainda mais acessíveis nas baixas temporadas. Quem precisa com urgência do serviço, reclama.

A advogada Terezinha Machado da Silva, de 69 anos, depende do documento para viajar a negócios. Há dois meses, ela conseguiu agendar o atendimento pela internet, para as 11h desta quinta-feira. Mas não foi tão simples como ela havia imaginado.

“Achei que hoje (quinta-feira) sairia daqui com o problema resolvido. Primeiro fui atendida com meia hora de atraso, depois eles pediram a minha certidão de casamento original e eu só tinha cópia. Tive que ir em casa e retornar. Até agora (12h45) não me atenderam. Só falta apresentar esse documento”, conta.

O problema da gerente de vendas Danielle Monteiro, de 37 anos, é mais crítico. Ela não consegue vaga no agendamento.

“Entrei no site da Polícia Federal hoje (quinta-feira) e apareceu que não havia datas disponíveis para atendimento. A orientação era que eu procurasse uma agência. Saí da minha casa no Bairro de Fátima e vim pra cá. A atendente me informou que eu não posso ser atendida sem agendar e que devo entrar no site novamente depois das 19 horas. Não sei como vou conseguir o documento”, queixa-se.

O coordenador do núcleo de imigração, agente Antunes, informou que não existem outras formas de agendar atendimento, se não pelo site. Mas ele informou que lançou 300 novas vagas na página da internet na tarde desta quinta-feira. Elas já devem estar disponíveis.

“O tempo de espera é muito relativo. Às vezes acabamos de lançar vagas e a pessoa consegue marcar para o dia seguinte. Mas não temos como aumentar o número de atendimentos, porque estamos com o mesmo pessoal. É uma questão matemática, nós calculamos a quantidade de atendentes e o tempo que eles levam para concluir um atendimento, em média 15 minutos. Nossa solução para atender a todos é muito trabalho”, explica.

Antunes conta, ainda, que a unidade chegou a ter um projeto para ampliar o atendimento.

“Nós pensamos instalar postos de atendimento em locais movimentados, como o terminal de ônibus e a Estação das Barcas, mas esbarramos com um problema. Teríamos que colocar um de nossos agentes supervisionando o serviço, o que não resolveria a questão”, esclarece.

O delegado titular Marco Aurélio Lima não foi encontrado para comentar as medidas que serão tomadas para resolver o impasse. Em entrevistas anteriores, ele afirmou que pretende deslocar mais gente e computadores para atender o público.

EUA –
Outra novidade que também pode fazer crescer o turismo para o exterior é a possibilidade de extinção da necessidade de visto para as viagens para os Estados Unidos. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chega ao Brasil no dia 18 para fechar uma série de acordos com o governo brasileiro e visitar pontos turísticos no Rio de Janeiro. Na pauta de reuniões, está prevista uma conversa sobre a entrada de brasileiros nos EUA. Quando a rejeição de vistos recua a menos de 5%, índice que o Brasil já teria atingido, o país se habilita a entrar no Visa Waiver Program, que dispensa a necessidade de carimbo no passaporte.