Pedido por “autonomia para Delegados” marca solenidade de posse da ADPESP
A autonomia da Polícia Judicária brasileira foi o foco do discurso do novo presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), o Delegado Civil Dr. Gustavo Mesquita Galvão Bueno. Eleito no final do ano passado, ele foi empossado, junto a demais membros da Diretoria Executiva, na quinta-feira (11/01), em São Paulo.
Durante o discurso, Mesquita enfatizou o papel fundamental do Delegado de Polícia como primeiro garantidor dos direitos fundamentais do cidadão.
Ele falou sobre "o cenário político nacional e a importância da Polícia Judiciária no combate à corrupção que assola a sociedade, bem como a necessidade da autonomia e independência do Delegado de Polícia para investigar quem seja, independentemente de cargo ou classe social". Mesquita também indagou: “A quem interessaria uma Polícia Judiciária enfraquecida?”.
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) foi representada pelo Delegado Federal e assessor especial da entidade em São Paulo, Dr. Adalto Ismael Rodrigues Machado.
A cerimônia de posse aconteceu no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e foi prestigiada por autoridades representativas dos Três Poderes e representantes de classe, além delegados associados, familiares e amigos.