Pesquisa aponta que MP e Justiça cobram demais dos policiais

26 de setembro de 2014 18:40

Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas abordou a relação entre o Ministério Público (MP) e o Poder Judiciário. Para 51% dos entrevistados o MP não considera as dificuldades do trabalho policial e cobra excessivamente, sem apresentar melhorias, enquanto 50,4% pensam o mesmo do Judiciário.

 

Segundo a pesquisa, 14,9% acreditam que o Ministério Público se opõe ao trabalho policial, dificultando suas ações. Entretanto, consideram que deve existir uma parceria entre MP e Polícia Federal, com cada um fazendo seu papel.

 

O presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro, afirma que “o que a sociedade deseja, de verdade, é que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal trabalhem de forma conjunta, coordenada, com inteligência e rigor contra a criminalidade organizada e a corrupção que tanto prejudicam o país”.

 

A pesquisa aplicada em todo o país durante os meses de junho e julho de 2014 foi respondida por 21,1 mil policiais. Deste, 52,9% integram a Polícia Militar, 22% a Polícia Civil, 10,4% a Polícia Federal, 8,4% o Corpo de Bombeiros, 4,1% a Polícia Rodoviária Federal e 2,3% a Polícia Cientifica/Perícia.