Pesquisa Ibope aponta avaliação negativa do setor de segurança pública

9 de abril de 2012 19:20
 
Foi divulgado na última quarta,4, a pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) que aponta a segurança pública como uma das três piores avaliações do Governo de Dilma Rousseff realizadas durante a pesquisa, o que constata, mais uma vez, a necessidade de priorização do setor.

Para a Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), o governo precisa perceber que Polícia não é gasto, mas sim investimento. “Por conta de não investir em segurança pública, hoje o governo sente os reflexos de suas escolhas. A população não aprova a política de segurança pública do governo”, afirma Marcos Leôncio, presidente eleito da entidade.

 
A avaliação é a mesma de setembro de 2011. Dentre os entrevistados, 61% desaprovam a política e 35% aprovam. O percentual de desaprovação é maior nas capitais (65%) e nas grandes cidades (66%). Entre os entrevistados com curso superior o percentual de desaprovação é 73%. 
 
 
A Polícia Federal vem sentido o seu orçamento encolher ano a ano. Para 2012, seus recursos para custeio sofreram um corte de 5% em relação ao ano passado. Por essa razão, a ADPF, juntamente com outras entidades representativas nacionais,vem promovendo uma campanha por um serviço público de qualidade.

Entre as reinvindicações da entidade estão o fim imediato dos cortes e contingenciamentos orçamentários,  a retomada dos concursos públicos, a reestruturação administrativa da polícia federal , a valorização profissional dos servidores e o fim da terceirização.“É importante que o governo tenha diálogo com as entidades representativas do setor. A ADPF está à disposição para ajudar a resolver esse problema”, afirma o diretor de prerrogativas da ADPF, Cláudio Tusco.