PF age contra policiais ligados ao crime no Rio

16 de fevereiro de 2011 14:10

Desde a manhã desta sexta-feira, a PF (Polícia Federal) do Rio de Janeiro realiza uma grande operação a fim de deter policiais civis, militares e delegados de polícia com suspeitas de ligação com o crime organizado.

São 45 mandados de prisão – 11 contra policiais civis e 21 contra policiais militares – e outros 48 de busca e apreensão, com dois deles em delegacias.

O chefe de Polícia Civil Alan Turnowski foi chamado para prestar esclarecimentos. Um dos mandados seria contra o ex-subchefe de Polícia Civil Carlos Oliveira. Ele foi delegado titular da Drae (Delegacia de Repressão às Armas e Explosivos), que era o órgão responsável pelo material bélico apreendido de diversas quadrilhas de traficantes e também foi subsecretário operacional da Secretaria de Ordem Pública da prefeitura do Rio.

A operação surgiu a partir de um vazamento de informações durante uma outra ação policial em 2009 contra o traficante Rogério Rios Mosquera, conhecido como "Roupinol".

Com isso, duas investigações paralelas foram traçadas. Uma pelo estado e outra pelas forças federais. A troca de informações levou à ação conjunta de hoje. São mobilizados 380 homens da PF, 200 homens do Rio de Janeiro, além de dois helicópteros e quatro lanchas.