PF amplia em 2 horas emissão de passaporte em São Paulo

13 de junho de 2011 10:55

Após chegar a três meses o tempo médio para emissão de passaportes em São Paulo, a PF (Polícia Federal) decidiu ampliar em duas horas por dia o período de atendimento.

A medida emergencial foi tomada devido à proximidade das férias de julho e, consequentemente, aumento na procura pelo documento.

Agora, os quatro postos de atendimento da capital em shoppings (Alphaville, Eldorado, Ibirapuera e Tatuapé) e o localizado na sede da PF, no bairro da Lapa, zona oeste, irão funcionar das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira.

De acordo com a direção do departamento de passaportes da PF, o novo horário de funcionamento deve reduzir o tempo de espera para obter o documento de até 90 dias, dependendo do posto escolhido, para 70 dias.

A decisão de estender o período de atendimento ocorreu após a PF identificar um aumento de 40% na procura por passaportes entre os meses de janeiro e abril deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Na avaliação do órgão, esse crescimento é consequência da valorização do real frente ao dólar e do aumento no poder de compra das famílias brasileiras. A PF também promete investir em tecnologia para melhorar o sistema de agendamento pela internet.