PF apreende 3 toneladas de defensivos

11 de junho de 2008 14:53

De acordo com o delegado Alex Sandro Biegas, ontem por volta das 10h, os agentes flagraram Miguel Gonçalves Filho, mais conhecido como Miguelzinho, realizando uma descarga de defensivos agrícolas numa casa localizada no bairro Coophasem, que servia como depósito improvisado para o produto.

Por conta do material apreendido, o delegado acredita que os produtos pudessem estar sendo manipulados e possivelmente adulterados. A PF encontrou na casa uma máquina seladora e diversas embalagens novas de produtos conhecidos no mercado de defensivos, supostamente falsificadas e amplamente utilizadas nas culturas de milho, soja e algodão, entre outras.

Em razão da origem suspeita do material apreendido, que foi encontrado envasado em sua embalagem original, com todas as inscrições ainda em espanhol, o delegado Alex Sandro Biegas, devido a ausência de uma certificação de autenticidade e autorização para comércio do Ministério da Agricultura, autuou Miguel Gonçalves pelos crimes de contrabando, crime ambiental  por armazenagem em local inadequado e em área residencial, crime contra a ordem tributária (sonegação) e, por falsidade material (art. 298 do CPP), relativo à falsificação dos rótulos e violação de direito de marcas e patentes.

Também foi autuado o motorista Antônio Mate França, acusado de co-autoria em contrabando.

O delegado ficou de enviar amostras do produto apreendido para análise pericial, para identificar a origem e a sua composição química. Por não se conhecer com exatidão a origem dos elementos químicos utilizados na sua formulação, esse tipo de produto químico pode significar uma séria ameaça à saúde humana e animal, dado o potencial perigo de contaminação do solo e dos produtos nele utilizados. Com o suspeito, a PF apreendeu ainda um talonário de notas fiscais suspeitas em nome de uma empresa de Cuiabá. O delegado vai investigar a origem do talão para constatar a sua autenticidade e o suposto envolvimento dessa empresa no caso.

Depois de autuados em flagrante, os dois acusados foram encaminhados à Cadeia Pública.