PF apreende droga e detém suspeitos de tráfico em operação na Grande SP

20 de janeiro de 2016 11:43

A Polícia Federal deteve cinco homens e apreendeu 20 quilos de cocaína entre a última quinta (14) e esta terça-feira (19) em Guarulhos, na Grande São Paulo, e na própria capital paulista, durante execução da chamada "Operação Big Boss". A droga seria enviada no fundo falso de caixas metálicas para Cabo Verde, na África, de acordo com as investigações.

A ação teve como objetivo deter traficantes internacionais responsáveis pelo envio de drogas ao exterior, segundo a PF. Três mandados de prisão e quatro de busca e apreensão foram cumpridos só no Aeroporto Internacional de São Paulo.

Segundo a PF, a operação foi deflagrada na última quinta-feira (14), em São Paulo, com a prisão de dois suspeitos: um nigeriano, que seria o chefe da organização, e um mecânico que produzia as caixas.
O nigeriano foi preso no andar de baixo do apartamento de luxo em que morava, na Zona Sul da capital. Ele teria tentado fugir pulando da sacada, depois de perceber a presença dos policiais no local. O mecânico foi preso na Zona Leste.

No sábado (16), um primeiro mandado de prisão foi executado no aeroporto de Guarulhos. Um suspeito foi detido enquanto tentava embarcar em um voo para o exterior. Ele teria comprado o bilhete pouco tempo depois da prisão do nigeriano. Nesta terça, foram executados os outros dois mandados, contra os responsáveis da empresa de comércio exterior suspeita de envolvimento na exportação da droga.

A PF afirmou ainda que acompanhou todas as etapas de preparo para remessa ao exterior, desde a confecção das caixas metálicas com fundos falsos, onde foi ocultada a droga, até o local onde a carga seria completada com produtos diversos na região central de São Paulo, onde a droga foi apreendida.