PF apreende produtos nocivos à saúde que estavam sendo contrabandeados
PF apreende 450 kg de agrotóxico contrabandeado de 4 países em MT
Produtos foram contrabandeados da China, Bolívia, Uruguai e Paraguai.
Segundo as investigações, agrotóxico era vendido em Sinop e Sorriso.
Duas cargas de 450 kg de agrotóxicos contrabandeados foram apreendidas pela Polícia Federal em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. De acordo com a PF, os produtos foram contrabandeados da China, Bolívia, Uruguai e Paraguai. As apreensões ocorreram na sexta-feira (22) e foram divulgadas nesta segunda-feira (25).
Os policiais receberam denúncias anônimas sobre os produtos contrabandeados e passaram a investigar os casos. A primeira apreensão foi de uma carga com mais de 100 kg de agrotóxicos contrabandeados da China e Bolívia. Um comerciante foi preso em flagrante, além de ser flagrado com R$ 250 mil. Ele foi indiciado e liberado após pagar fiança.
A segunda carga apreendida, na mesma região, ocorreu em cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma residência. Os policiais federais apreenderam 350 kg de agrotóxicos contrabandeados da China, Uruguai e Paraguai. O proprietário do imóvel não foi localizado durante a ação.
As investigações apontam que os produtos contrabandeados e comercializados na própria cidade de Sorriso e também no município de Sinop, a 503 km de Cuiabá, regiões com um forte setor agrícola de Mato Grosso.
Todos os agrotóxicos foram importados irregularmente e não possuem os registros necessários no Ministério da Agricultura, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Além da prática do crime, os produtos podem ser altamente nocivos para a saúde humana e para o meio ambiente.