PF combate degradação de área tombada pelo Iphan em PE

6 de junho de 2018 14:31

Na manhã de hoje (06), a Polícia Federal de Pernambuco deflagrou a Operação Grapixo, com o objetivo de desarticular grupo criminoso responsável por depredação e pichações no Sítio Histórico de Olinda, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

O Sítio Histórico, por ser tombado, é competência da Polícia Federal. Por isso, desde de fevereiro desse ano, a delegada Kilma Caminha deu início às investigações. As apurações indicaram que a maioria das pichações são feitas durante as madrugadas, geralmente por grupos de jovens, do sexo masculino.

 

Os grupos se reúnem periodicamente em determinados pontos das cidades para trocar de assinaturas e planejamento de novas ações em busca da conquista de novos territórios, insistindo em sujar e avariar o patrimônio da humanidade e a história e cultura local.

 

Cerca de 30 policiais federais estão cumprindo seis mandados de busca e apreensão, no município de Olinda, com o objetivo de arrecadar e apreender material comprobatório e subsidiar as investigações que estão em andamento.