PF confirma entrada no Brasil de iraniano acusado de terrorismo

4 de agosto de 2010 10:31

O diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, confirmou que o iraniano Esmail Ghaani desembarcou no Brasil durante a visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, em novembro de 2009. Ghaani é comandante interino das Forças Quds, unidade de elite da Guarda Revolucionária iraniana, acusada pelos EUA de financiar e treinar terroristas.

O deputado federal Marcelo Itagiba (PSDB-RJ) encaminhou pedido de informação ao governo federal e recebeu a resposta de que Ghaani não constava na relação oficial da comitiva iraniana e que não havia conhecimento da sua entrada no Brasil. Hoje, em audiência no Senado, Corrêa confirmou que o tenente integrou oficialmente a delegação de Ahmadinejad.

O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Trezza, informou que não é atribuição do órgão controlar a entrada de estrangeiros no País. "A Abin não tem controle da entrada de estrangeiros do País. Não tivemos, não somente dos parceiros, mas também dos serviços de inteligência, a informação de que este homem estaria na comitiva", respondeu Trezza aos senadores.

De acordo com Corrêa, não havia restrição à entrada do integrante da segurança de Ahmadinejad no País. "O desembarque foi feito, não tinha restrição no âmbito do desembarque deste cidadão no Brasil", afirmou.

Fonte: Terra Notícias