PF cumpre 27 mandados de prisão contra policiais em Goiás

15 de fevereiro de 2011 13:44

GOIÂNIA – A Polícia Federal em Goiás cumpriu todos os 27 mandados de prisão da Operação Sexto Mandamento, desencadeada nesta terça-feira, que investiga um grupo de extermínio formado por policiais militares de diversas patentes. Foram presos coronel, tenente-coronel, major, capitães, tenente, subtenentes, sargento e cabos.

Dentre os investigados, estão os ex-secretários de Segurança Pública e da Fazenda de Goiás, ambos na condição de suspeitos pela prática de tráfico de influência, que resultaram nas promoções de patentes de integrantes da organização criminosa. Não foram expedidos mandados judiciais contra os dois.

A PF cumpriu 19 mandados de prisão preventiva e oito de prisão temporária, além de ordens de busca e apreensão, na capital e no interior de Goiás. A investigação que durou cerca de um ano tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa com alto poder de influência e de intimidação. Foram 18 equipes policiais, formadas por 131 federais e 12 militares, atuando no cumprimento dos mandados.

A organização criminosa praticava homicídios e faziam a simulação de que os crimes teriam sido praticados em confrontos com as vítimas. Dentre as mortes, há casos de execução de crianças, adolescentes e mulheres, sem qualquer envolvimento com práticas ilícitas. As investigações demonstraram ainda que outros homicídios foram praticados pelo grupo, inclusive durante o horário de serviço e com uso de viaturas da corporação, além da ocultação de cadáveres.

A operação foi denominada Sexto Mandamento, em referência ao decálogo bíblico, cujo sexto mandamento é "não matarás".