PF cumpre mandado no RN em operação de fraude milionária no AM

10 de fevereiro de 2011 16:34

 Policiais Federais do Amazonas deram início na manhã desta terça-feira (8) a Operação Cobre, que visa desmantelar uma suposta fraude contra o sistema de tributação da Zona Franca de Manaus. As transações suspeitas de serem fraudadas ultrapassam a soma de R$ 4 milhões/ano.  

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na capital amazonense e outros dois estavam previstos para São Paulo e o Rio Grande do Norte, mais precisamente Natal. A operação contou com apoio da Receita Federal e da Inteligência da Secretaria de Fazenda de São Paulo 
 
 

Em Manaus, os Federais foram a empresa Empresa Marfel Indústria e Comércio LTDA, cujo nome fantasia é Nortplast e opera com incentivos da Zona Franca para produção de cabos elétricos possuindo filiais em outros estados da Federação. mas possui filiais nos outros estados. 
  
 

Segundo informações da Superintendência de Polícia Federal no Amazonas, as empresas de São Paulo são uma transportadora, que é suspeita de fazer o desvio das cargas, e uma indústria de venda de metais. Em Natal, a empresa tem como atividade o beneficiamento de metais.   
 

O alvo da investigação é uma suposta fraude contra o sistema de tributação da Zona Franca de Manaus e consistia no seguinte: fios de cobre adquiridos pela empresa de Manaus estariam sendo desviados para uma empresa em Natal. 
 

Há informações extra-oficiais que em Natal teriam sido apreendidos cerca de 50 toneladas de cobre. A mercadoria comprada pela Marfel estava no depósito de uma empresa de beneficiamento de metais, que pertence ao grupo empresarial.