PF deflagra 2ª fase da Operação Labor e prende três prefeitos no Acre

15 de setembro de 2016 12:01

Nessa quarta-feira (14/09), aconteceu a segunda fase da Operação Labor, no Acre. A Polícia Federal, sob o comando do Delegado Federal Frederico Ferreira, investigou uma organização criminosa acusada de fraudar licitações nas cidades de Bujari, Plácido de Castro e Santa Rosa. 

 

O rombo estimado aos cofres públicos chegaria a R$ 2 milhões, segundo informou a Polícia Federal do Acre. Os prefeitos de Plácido de Castro, Roney Firmino, e o de Santa Rosa, Rivelino Mota, e Raimundo Ramos, da cidade de Bujari, foram presos na operação, conforme noticiou o portal G1 na quarta-feira (14/09).  

 

O Delegado Federal Frederico Ferreira informou que três empresas estavam envolvidas no esquema e detalhou como era o esquema fraudulento nas três cidades do Acre. "Os prefeitos eram o vértice hierárquico da organização criminosa. Querendo desviar o dinheiro público, encontravam um empresário disposto a emitir notas superfaturadas. Fazia um acordo prévio com esse empresário, levava esse acordo para o pregoeiro, que, juntamente com o prefeito e empresário, forjavam um processo de licitação", explicou.  

 

Durante a execução, eram expedidas notas fiscais de serviços que não eram prestados e o dinheiro da suposta licitude era entregue em espécie aos prefeitos das três cidades. O montante do desvio, segundo o delegado Frederico Ferreira, foi estabelecido através das notas fiscais que a PF conseguiu ter acesso. O delegado diz ainda que o idealizador de todo o esquema foi o prefeito de Plácido de Castro, Roney Firmino. Ele alega que está esperando quebra de sigilo da Justiça para divulgar todas as provas da operação.  

 

As fraudes eram praticadas em diferentes secretarias do município. Os prefeitos presos devem responder por peculato, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A Operação Labor teve início no dia 12 de julho e cumpriu 12 mandados judiciais.  

 

Leia a matéria do portal G1 na íntegra: http://zip.net/bpttd0