PF deflagra Operação Theatrum no Mato Grosso
A Polícia Federal investiga um esquema de corrupção nas fiscalizações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no assentamento Itanhangá/Tapurah (MT), como informou a EBC (18/10). A Operação Theatrum foi deflagrada na última terça-feira (18/10) e é coordenada pelo Delegado Federal Carlos Augusto Schwengber.
As investigações apontam que em setembro do ano passado políticos do Mato Grosso, fazendeiros de Itanhangá e representantes dos assentados realizaram uma reunião com o Incra no Distrito Federal (DF) para desenvolverem um plano de supervisão ocupacional dentro do Projeto de Assentamento. A ideia também era de substituir o servidor que estava previamente indicado para a coordenação dos trabalhos.
De acordo com a reportagem, os métodos do novo coordenador do grupo de trabalho colocado a pedido dos investigados tornaram as fiscalizações sem eficácia. Uma das técnicas utilizadas para burlar a fiscalização estaria a ampla divulgação da data de vistoria dos lotes do assentamento.
A PF cumpre 34 mandados judiciais, sendo metade de busca e apreensão e os demais de condução coercitiva, nos municípios de Cuiabá, Sinop, Diamantino, Itanhangá e Ipiranga do Norte, no Mato Grosso, além de cidades no Paraná, Minas Gerais e em Brasília.
Leia a íntegra da matéria pela EBC: http://bit.ly/2e5Lx4c