PF demite quatro por suspeita de fraude no Amazonas

31 de janeiro de 2011 16:35

Manaus – O Diário Oficial da União (DOU) publicou, hoje, as demissões de um agente da Superintendência da Polícia Federal (PF) no Amazonas e quatro funcionários do setor administrativo, suspeitos de envolvimento em transgressões disciplinares consideradas graves e improbidade administrativa. Um inquérito começou a apurar, em 2006, um esquema de fraudes com utilização de notas fiscais frias, empresas fantasmas e superfaturamento que desviou mais de R$ 20 milhões do órgão, de 2001 a 2005, segundo informou, à época, a Folhapress.

Entre os demitidos estão o agente de polícia federal Francisco Canindé Fernandes de Macedo e do agente administrativo Ivanhoé Martins Fernandes.

A própria PF investigou as irregularidades, em sindicância que virou um inquérito na 4ª Vara da Justiça Federal, além de ter provocado uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). Na época, 27 pessoas foram acusadas de envolvimento. Todas foram indiciadas. Os crimes tipificados no inquérito foram formação de quadrilha, inserção de dados falsos em sistema de informações, crime contra a paz pública e crimes contra a lei de licitações.

FONTE: PORTAL D24am