PF desarticula plano criminoso dentro de penitenciária de RO
A Polícia Federal deflagrou, na véspera do feriado do dia 12, as Operações Pé de Borracha e Morada do Sol, para desarticular uma quadrilha que atuava do interior da Penitenciária Federal de Porto Velho (RO).
O delegado federal Leonardo Marino coordenou a força-tarefa, onde foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão, além de medidas cautelares, como a proibição de visitas íntimas e a inclusão em regime disciplinar diferenciado.
A Operação Pé de Borracha identificou um plano que visava desestabilizar o Sistema Penitenciário Federal, com uma ameaça de uso de explosivos em uma unidade do sistema prisional, caso as exigências dos criminosos não fossem atendidas.
Na Operação Morada do Sol as investigações apontavam um esquema de sequestro, tortura e assassinato de agentes públicos, como forma de pressionar o Governo Federal e o próprio Supremo Tribunal Federal a restabelecer as chamadas visitas íntimas nas Penitenciária Federais, suspensas desde julho do ano de 2017.