PF desarticula quadrilha que caçava onças para fazer tapetes como troféus
A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (19), nas cidades de Rio Branco, Bujari, Capixaba e Senador Guiomard a Operação Mustache, coordenada pelo Delegado Federal Victor Barbabela Negraes. O objetivo é desarticular uma quadrilha que, segundo a PF, caçava onças pardas e pintadas para fazer tapetes e usá-los como troféus.
Durante a ação, foram cumpridos oito mandados de condução coercitiva e dez mandados de busca e apreensão. Duas pessoas foram presas por porte ilegal de arma. O grupo criminoso praticava a caça ilegal, principalmente de onças pintadas ou pardas, que estão listadas como animais em extinção, além outros bichos silvestres.
De acordo com Barbabela, o grupo não visava muito o lucro com a caça, mas sim tratavam o crime como hobby. "Começamos essa investigação há alguns meses durante uma operação que visava repelir a caça de animais silvestres, sobretudo de onças. Ainda teremos um bom tempo para apurar tudo, mas a suspeita é que esse grupo tenha matado centenas de onças no estado do Acre", disse.
'Operação Mustache'
A Polícia Federal nomeou a operação de Mustache, "bigode" em inglês, porque os caçadores se referiam às onças como "bicho de bigode". Ainda segundo a PF, as investigações continuam.
Leia a matéria na íntegra AQUI