PF discute lavagem de dinheiro em seminário
Começa nesta quinta-feira (14/3) e vai até o próximo dia 16 o Seminário sobre crimes financeiros e combate à corrupção. O evento, que é promovido pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), tem como objetivo discutir mudanças na legislação contra crimes financeiros.
O presidente da associação, delegado Marcos Leôncio Ribeiro, explica que o evento irá discutir o tema a partir de novas abordagens surgidas no Brasil, como a alteração da lei de lavagem de dinheiro em julho do ano passado. “A alteração fez com que a lei se tornasse mais moderna e condizente à legislação internacional. Ela traz mais condições para que os órgãos do Estado possam combater esse crime. A lei dá mais poder ao Coaf [Conselho de Controle de Atividades Financeiras], ao Ministério Público e à Polícia Federal que poderá verificar informações de escritórios de advocacia, por exemplo. Haverá maior compartilhamento de informações”, diz o delegado.
Além disso, o evento falará sobre as ações inovadoras tomadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar a Ação Penal 470, caso mensalão. “O julgamento do mensalão traz uma série de reflexões, pois o Supremo adotou uma posição mais progressista e vanguardista, reconhecendo a lavagem de dinheiro em crimes de corrupção e condenando uma instituição financeira por lavagem de dinheiro, como aconteceu com o Banco Rural, o que é incomum no Brasil”, esclarece.
A abertura do seminário acontecerá hoje no Castro’s Park Hotel às 20h. Amanhã o evento acontecerá no auditório da Caixa Econômica Federal (CEF) e sábado no Hotel Plaza Inn Executive.