PF diz que aperfeiçoou lista on-line
A PF diz ter conhecimento da ação dos despachantes, e que, no final do ano passado, aperfeiçoou o sistema de agendamento, que não permite mais a alteração do nome da pessoa que solicita o passaporte -brecha usada por despachantes para antecipar o agendamento.
Outra medida de segurança foi o bloqueio da liberação imediata de vagas canceladas ou remarcadas -cada vaga desmarcada só é liberada entre 24 e 48 horas depois, o que dificulta a ação de fraudadores.
A PF não vê problemas no atendimento em caráter de urgência prestado no prédio da superintendência na Lapa. O serviço, segundo nota, procura atender pessoas que demonstrem a necessidade do documento por motivos justos, avaliados documentalmente no momento do atendimento.
Mesmo com a lentidão do atendimento, o atual sistema de emissão de passaportes será mantido. Embora afirme trabalhar pela redução do tempo de atendimento, a PF não informou metas e prazos para isso.
Uma alternativa é o aumento do horário de atendimento em uma das sete unidades de atendimento, para abrir novas vagas.