PF e Estados receberão 1,1 mil kits de material para perícia

1 de outubro de 2010 10:11

O Ministério da Justiça apresentou nesta quarta-feira em Brasília os equipamentos de perícia que serão enviados aos Estados e à Polícia Federal. Um dos principais itens são maletas de perícia para serem usadas no local do crime, com reagentes de sangue e drogas, máquinas fotográficas, trenas eletrônicas, GPS, netbooks, lupas, material para coleta de impressões digitais e para isolamento de área.

Com as maletas, os peritos podem coletar vestígios como fios de cabelo, saliva e impressões digitais. No total, serão entregues cerca de 1.100 equipamentos de perícia. Além destes kits, os Estados receberão 57 luzes forenses multi-espectrais capazes de identificar vestígios de sangue, pêlos, unhas, fibras e impressões digitais.

Outros itens que farão parte do investimento do governo são microcomparadores balísticos (usados para exames em projéteis disparados e eventual associação com armas de fogo), scanners radiográficos usados por médicos-legistas para laudos periciais mais precisos, cromatógrafos gasosos (que permite o exame de substância tóxica ou entorpecente) e 150 câmaras frigoríficas para cadáveres. O valor da compra será de R$ 75 milhões.

Fonte: Terra Notícias