PF encaminha ao STF acusações contra o deputado petista José Guimarães

25 de novembro de 2016 09:42

Polícia Federal encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um inquérito que acusa ex-líder do governo Dilma na Câmara José Guimarães (PT-CE) de ter recebido propina deaté R$ 97 mil na Lava Jato, operação chefiada pelo Delegado Federal Márcio Anselmo. Como noticiou o jornal O Povo (25/11), a ação se baseia na colaboração premiada de Alexandre Romano, ex-vereador do PT preso na operação.

De acordo com a reportagem, embora a nota da PF não divulgue o nome de Guimarães diretamente, as informações confirmadas batem com trechos da delação de Chambinho sobre o deputado.

A PF informou através da nota que a investigação “comprovou que um deputado do Ceará” recebeu propinas em troca de sua intervenção junto a um ex-presidente do Banco do Nordeste (BNB), que seria seu apadrinhado político.

Ainda segundo o documento, “identificados elementos suficientes para apontar a materialidade e autoria dos crimes de corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro pelo parlamentar”.

José Guimarães rejeitou as denúncias e disse repudiar a acusação da PF. “Jamais pratiquei ato de natureza imprópria junto a qualquer instituição”, afirmou o deputado em nota.

Leia a íntegra da matéria: http://bit.ly/2gts6Bw