PF encontra explosivos em fazenda de Quartiero

7 de maio de 2008 14:37

A informação é do delegado Fernando Segóvia, coordenador-geral da operação da PF na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Ontem (6), Quartiero foi preso, em flagrante, depois que agentes da Polícia Federal encontraram artefatos explosivos dentro da sua propriedade, a Fazenda Depósito.

Na última segunda-feira (5), a fazenda foi palco de um confronto entre índios e trabalhadores de Quartiero. Na ocasião, dez índios foram baleados. Segundo o delegado, foram encontrados explosivos rústicos de fabricação caseira, o que caracteriza crime e desrespeito ao Estatuto do Desarmamento.

Apenas o Exército pode autorizar o manuseio e a venda de artefatos explosivos. Além disso, eles teriam que ser fabricados por uma empresa credenciada, explicou Segóvia, acrescentando que não foram encontradas armas de fogo na fazenda. Elas devem estar escondidas em outro lugar. Vamos continuar as buscas, garantiu o delegado.

Segóvia acredita que a chegada hoje de mais 60 homens da Força Nacional de Segurança Pública e a retirada dos índios da Fazenda Depósito devem garantir que não ocorram novos conflitos na região. Não tem ninguém na terra de ninguém. Com isso, minimizamos o risco de conflitos, afirmou.