PF entrega hoje perícia em documentos de Renan

21 de agosto de 2007 09:06

Quintanilha, que havia convocado para hoje reunião com os três relatores para discutir os passos da investigação com a chegada da perícia, mas a suspendeu, tenta remarcar o encontro dos relatores.

Apesar do novo material, a PF manteve a entrega do laudo com o resultado da perícia nos documentos anteriores. Se for necessário, os peritos farão um lado complementar – após a análise dos papéis da secretaria alagoana – que será entregue aos senadores posteriormente.

Ao chegar ao Senado, Renan se limitou a dizer que escalou um assessor para acompanhar o caso. O senador é acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista e de ter apresentado notas frias para comprovar seus rendimentos: “Não sei qual é o calendário do conselho, mas espero a oportunidade para mostrar a verdade que carrego comigo, que é do mesmo tamanho da inocência que eu trago todos os dias para o Senado”.

Renan também negou que tenha discutido a prorrogação da CPMF com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem esteve no lançamento do PAC da Segurança. Ele refutou a tese de que esteja utilizando a aprovação da CPMF como moeda de troca para pressionar o governo e garantir sua permanência no Senado. “A CPMF só chega ao Senado em outubro e meu processo nada tem a ver com a decisão dos meus pares. Não vou cobrar apoio de ninguém. Os senadores decidem de acordo com as suas consciências. Estou absolutamente tranqüilo”.

O senador disse que se colocou à disposição do conselho para prestar todos os esclarecimentos necessários, o que inclui depor aos integrantes do órgão. Renan também afirmou estar disposto a encaminhar novos documentos ao conselho se isso for necessário ao longo das investigações.

“Eu mandarei quantos documentos forem necessários. Manda documento quem tem documento, quem não tem documento fala, fica no discurso”, disse Renan em um recado direto ao usineiro João Lyra, que diz não ter provas do envolvimento do senador em uma sociedade oculta para a compra de um grupo de comunicação em Alagoas por meio de laranjas.